Defesa Civil alerta para maior ocorrência de incêndios
Durante período da estiagem nessa época do ano, os riscos de incêndios florestais se tornam mais comuns e perigoso, segundo a Defesa Civil de Cataguases. Somente neste mês de outubro, o número de incêndios já chegou a 26, sendo a maioria dos casos ocorrida entre os dias 12 e 24 em diversas regiões da cidade, como nos bairros Taquara
Preta, Bandeirantes, Miguel, Bom Pastor, Granjaria, Sebastião Adolfo,Vila Reis e Vila Minalda.
Um dos incêndios mais recentes aconteceu na área rural de Cataguases, às margens da Rodovia Valdir Freitas, próximo à MG 285, num sítio da Associação Atlética Banco do Brasil de Cataguases (AABB). Fernanda Cléa de
Sousa Silveira, moradora e caseira da propriedade, conta que nos onze anos em que mora no local nunca vivenciou uma devastação tão grande como a ocasionada por este último incêndio, que chegou a atingir o terreiro de sua casa, deixando a residência sem água e energia elétrica.
Agente da Defesa Civil de Cataguases há 18 anos, Alexandre Rodrigues admite a possibilidade de que muitos casos de incêndio que vêm ocorrendo sejam frutos de ações criminosas articuladas para devastar áreas de biodiversidade protegidas pelos órgão de meio ambiente. Ele lembra que é preciso que proprietários de terrenos e a população colaborem com a Defesa Civil, pois “o município é muito grande e o números de funcionários pequeno. “Sem ajuda dos proprietários e da população, a Defesa Civil e os órgãos públicos sozinhos não conseguem resolver todos os problemas de incêndio. Para acionar a Defesa Civil é só ligar para o número 181 (Disque Denúncia, que engloba as Polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros) e fazer a queixa. Não é preciso se identificar.