Bota-Fora Contra a Dengue já atendeu 35 bairros
Aconteceu no último dia 28, sábado, mais um Bota-Fora Contra a Dengue, desta vez nos bairros Thomé, Sebastião Adolfo e Bom Retiro. O mutirão promovido pela Prefeitura, por meio do Núcleo de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, conta com o suporte de dois caminhões caçamba. Um deles, fornecido pela Secretaria de Serviços Urbanos, tem sido usado para recolhimento dos resíduos inaproveitáveis para o devido descarte no aterro sanitário municipal. Já os materiais recicláveis são recolhidos junto a outro caminhão, o da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis em Geral de Cataguases, a Ascarge Cat, que reúne seus voluntários para participar desta ação conjunta, contando ainda com o apoio de lideranças comunitárias e associações de moradores em cada bairro e região da cidade.
Nestes últimos quatro meses, desde o final de março, já foram realizados treze mutirões de botafora, perfazendo 35 bairros. Em cada mutirão são recolhidos, em média, dois caminhões de resíduos, sendo que os materiais recicláveis são aproveitados pela Associação de Catadores, a Ascarge Cat, do bairro Paraíso. “Dessa forma, além de mobilizar as comunidades para manterem seus ambientes livres de objetivos descartáveis e que acumulam água, essas ações servem de incentivo ao trabalho e geração de renda para os catadores”, disse o biólogo e educador em saúde do setor de Controle de Endemias, Élcio Amaral Ferreira.
Neste mês, os agentes de controle de endemias terão as atenções voltadas para a campanha de vacinação antirrábica. Por isso, os mutirões de bota-fora contra a dengue devem ser retomados em setembro. O cronograma desses mutirões prevê alcançar toda a área urbana do município até o final do ano.