Emater comemorou 71 anos de fundação em evento no Dia Nacional do Extensionista Rural

A Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) celebrou na quarta-feira, 11 de dezembro, 71 anos de fundação. É a maior empresa pública do setor no Brasil e está presente em cerca de 790 municípios mineiros. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, é responsável pelo atendimento a aproximadamente 400 mil agricultores do estado.

Na oportunidade, foi comemorado também o Dia Nacional do Extensionista Rural. A cerimônia aconteceu no auditório da Faculdade Sudamérica, com a presença de funcionários da Emater dos diversos escritórios municipais da região, produtores, membros de cooperativas, associações, conselhos e sindicatos rurais, além de prefeitos, vereadores e representantes dos municípios que compõem a Diretoria Regional, que é localizada em Cataguases.

A mesa de autoridades foi composta pelo gerente Regional Celso Luiz de Oliveira, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Cataguases, José Emilton Silva,  o presidente da Ampar (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna) e prefeito de Guarani, Paulo César Santos Neves, a funcionária da Emater, Leila Nogueira de Oliveira, a produtora rural Luzia Maria Simões, de Silverânia, o superintendente regional do Banco do Brasil em Juiz de Fora, Marcos Machado, e a representante do IF Sudeste – Unidade Rio Pomba,professora Elizete Reis de Oliveira.

Ao longo do evento foram exibidos vídeos institucionais sobre o trabalho técnico da empresa nas atividades do campo. Também foram prestadas várias homenagens a pessoas que se destacaram no setor em 2019. Entre os muitos agraciados, todos os prefeitos e representes de municípios que fazem parte da regional receberam uma placa comemorativa. O diretor regional, Celso Luiz de Oliveira, agradeceu os convênios com as prefeituras porque são eles que permitem que a Emater continue a prestar seu apoio ao meio rural, desenvolvendo a vida no campo, os meios de produção e a própria empresa, cuja essência está intrinsecamente ligada ao êxito do setor.

Em sua fala, José Emilton agradeceu a presença de todos e destacou a importância da Emater para os municípios. Ele lembrou que é, com muito orgulho, um extensionista e servidor da empresa. No final foram homenageados também funcionários da Emater por seu tempo de serviço e, numa área lateral, aconteceu uma exposição de trabalhos artesanais produzidos pelas Associações de Mulheres Rurais de vários municípios.