Escolas Municipais se adaptam à nova realidade das atividades não presenciais
Na última semana, alunos das 24 escolas da Rede Municipal de Ensino reiniciaram suas atividades escolares. Cerca de 4.400 alunos se adequaram junto com os profissionais da rede ao ensino não presencial, uma forma encontrada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, de manter o desenvolvimento educacional dos alunos e também conseguir cumprir com a carga horária exigida mesmo quando o distanciamento social se faz necessário.
Seguindo a resolução 5/2020, diretores e supervisores escolares estão orientando e supervisionando as atividades elaboradas pelos professores da rede municipal. Ao mesmo tempo, o corpo docente está atuando em regime de home office, preparando e enviando aos responsáveis as aulas e atividades não presenciais. Cabe também aos professores o acompanhamento da realização das atividades.
Na visão do secretário de Educação, José Fernando Millane, o balanço da primeira semana foi positivo, o que gera um otimismo para o fortalecimento do trabalho neste momento de pandemia. “Nós estamos muito felizes pelos resultados que estamos colhendo a partir dos feedbacks dos diretores. O retorno dado por eles à Secretaria revela um grande apoio dos responsáveis pelos alunos. Acredito que alcançaremos um resultado satisfatório dentro deste contexto inédito que estamos vivendo”, avaliou.
Para que a estratégia com a nova metodologia desse certo, as escolas da Rede Municipal de Ensino localizaram os responsáveis pelos seus alunos para comunicar e organizar a nova metodologia. A partir daí, já nesta semana, foram entregues as atividades via internet para aqueles que possuem esse recurso. Aos alunos que não têm acesso à internet o material será entregue de forma impressa pelas escolas até o dia 5 de junho.
A diretora da Escola Municipal Darcília Guimarães, do bairro Antônio Justino, Luciene Brito, elogia o esforço de todos os profissionais da sua unidade e também dos pais dos alunos. “Diante desse cenário nunca vivido pela nossa geração, conseguimos adaptar bem a nossa equipe e também os responsáveis pelos nossos alunos, que estão nos dando um apoio muito grande nesse sentido. Conseguimos padronizar o ensino de forma remota com todos os envolvidos, que estão dando um retorno muito bom”, disse a diretora.
Morador do bairro Antônio Justino, o pedreiro Luís Carlos Pereira possui dois filhos matriculados na E.M. Darcília Guimarães. Segundo ele, a adaptação da família à modalidade de ensino tem sido positiva. “Para a gente tudo é novidade e estamos nos adaptando bem. A volta das atividades escolares é muito boa porque mantém nossos filhos ocupados e até para nós, pais, é bom porque podemos relembrar o conteúdo”, afirmou.
Ele diz estar satisfeito com o trabalho desempenhado pela escola dentro da nova realidade. “No meu caso, a relação com a escola é muito boa. A equipe responde rápido e está sempre disponível com tudo que é necessário. Como os profissionais nos orientam muito bem sobre o conteúdo e as atividades, fica mais fácil para auxiliar e cobrar meus filhos naquilo que é preciso”, finalizou.