Coletivo Local de Meio Ambiente conclui a primeira etapa do Programa Pró-Mananciais
No último mês, foi concluída a primeira etapa do Programa PróMananciais em Cataguases, que possui suas ações coordenadas pelo Colmeia (Coletivo Local de Meio Ambiente). Com o objetivo de proteger a área de nascente e de proteção ambiental no interior do Sítio Boa Vista, localizado em Cataguarino, foram instalados 1.500 metros de cerca em torno do curso d’água desde o seu nascimento e também da área florestada. Ainda no intuito de reflorestar a área, foram plantadas duas mil mudas de árvores nativas na região.
O Programa Pró-Mananciais foi implantado em Cataguases no ano de 2018. Um dos proprietários do Sítio Bela Vista, Marcelino Justino, procurou a Secretaria de Agricultura Meio Ambiente e solicitou que seu sítio participasse. “Eu já planejava fazer por conta própria uma iniciativa como esta. Além da proteção ambiental, é um trabalho que vai contribuir muito para a nossa comunidade, pois no caso da água, ela vai sair do sítio com maior qualidade”, disse.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Emilton Silva, comentou a execução desta primeira etapa. “Os produtores tanto do distrito de Cataguarino como de Cataguases aguardam esse programa há muito tempo. Eu vejo como uma iniciativa muito boa já que podemos aumentar a quantidade e a qualidade da água utilizada pela comunidade. Nós já concluímos o trabalho em cinco propriedades e continuamos recebendo cadastro na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Essa iniciativa é pioneira na nossa cidade e nós esperamos atender mais produtores em breve”, afirmou o secretário.
O Programa Pró-Mananciais visa prevenir os efeitos agravados pela crise hídrica no contexto das mudanças climáticas. A iniciativa traz em sua concepção a ideia de antecipar ações por meio do cuidado, da proteção e da recuperação das águas e dos pequenos cursos d’água, desde a sua nascente até o seu ponto de captação. O Pró-Mananciais atua no cercamento de nascentes, áreas de proteção permanente (APP), plantio de mudas nativas em mata ciliar e em bacias de contenção de enxurradas.
Neste momento, o Programa está aberto para produtores rurais e proprietários de terrenos do distrito de Cataguarino, dentro da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Passa Cinco. Para participar do Programa, o interessado deve procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, localizada no Centro Administrativo da Prefeitura, na rua Gama Cerqueira, 70 – Vila Domingos Lopes. Os atendimentos também estão sendo realizados por meio do aplicativo WhatsApp no telefone (32) 98802-1337. Por conta da pandemia do Coronavírus o funcionamento do setor está acontecendo em horário reduzido, de segunda a sexta-feira, de 7h às 13 horas.