Programa Criança Feliz mantém seu atendimento adaptado à pandemia

O Programa Criança Feliz foi mais uma das atividades que se adaptaram ao período da pandemia causada pelo Coronavírus. A iniciativa do Governo Federal com gestão local feita pelo município transformou sua modalidade de atendimento às famílias participantes. O que antes funcionava com visitas regulares às residências deu lugar à trocas de mensagens entre os servidores envolvidos no programa e as famílias participantes.

Por conta da necessidade do isolamento social, os pais recebem as orientações vindas da equipe técnica do Programa sobre como realizar as atividades e executam em casa com as crianças. Depois, uma mensagem é reenviada em vídeo ao profissional, que analisa e acompanha o desenvolvimento infantil. Para quem não possui acesso à internet, as visitas do programa estão sendo feitas na porta da casa dos participantes, mantendo o distanciamento social. As buscas ativas também continuam com os devidos cuidados, conforme as orientações dos órgãos de saúde.

A visitadora do Programa em Cataguases, Edilaine Medeiros, disse que as famílias já estão bem adaptadas à nova forma de trabalho. “No princípio, foi tudo muito novo e, no decorrer do tempo, tanto os responsáveis como as crianças foram se adaptando à nova metodologia proposta pela nossa equipe. Nossa preocupação tem sido manter as atividades em funcionamento para não prejudicar o desenvolvimento das crianças participantes e daquelas aptas a ingressar”, disse.

Atualmente, Cataguases possui cerca de 90 crianças participando do Criança Feliz. Entre os objetivos do programa estão a promoção do desenvolvimento infantil integral na primeira infância e o fortalecimento de vínculos. O público prioritário são gestantes e crianças de até três anos e suas famílias, beneficiárias do Bolsa Família; crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do BPC2; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.