Vacinação contra Sarampo e Gripe Influenza vai aos pontos de comércio e postos de combustíveis

Nesta semana, a equipe da Sala de Vacina da Policlínica Municipal realizou um mutirão de vacinação contra a gripe Influenza H1N1 e o Sarampo, junto aos funcionários do comércio, especialmente supermercados, e em todos os postos de combustíveis da cidade. A iniciativa contou com o suporte logístico da Defesa Civil de Cataguases.

Conforme explica a coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Amanda de Souza Penha, a campanha da Influenza já foi encerrada, mas a ideia foi distribuir as doses remanescentes às pessoas que, embora não façam parte dos grupos prioritários já atendidos, são trabalhadores que ficam muito expostos e em convívio com outras pessoas.

Neste caso, a vacinação impede a proliferação da gripe, diminuindo complicações ou internações por Influenza, reduzindo, assim, eventuais sobrecargas nos serviços de saúde, já demandados por conta da epidemia da Covid-19.

Já a campanha do Sarampo está em vigência e segue até 31 de agosto, tendo em seu público alvo pessoas com idade entre 20 e 49 anos, independentemente do estado vacinal. “Devido à dificuldade de alcançarmos essa faixa etária, por se tratar de população economicamente ativa, então, optamos por ir até elas, unindo os propósitos das duas campanhas”, detalhou Amanda
Penha.

Desde a última segunda-feira, dia 27, até quinta, 30, cerca de mil doses das duas vacinas já haviam sido distribuídas. As vacinações também foram realizadas junto aos funcionários de Serviços Urbanos da Prefeitura, que tem no setor do Almoxarifado o seu ponto de apoio. A vacinação contra o Sarampo também segue sendo oferecida em todos os postos de saúde, funcionando de segunda a sexta de 7h às 16h, e na Policlínica Municipal, das 7h às 17 horas.