Vigilância Socioassistencial em tempo de Pandemia
O Setor de Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Desenvolvimento Social do município vem desempenhando um trabalho de extrema importância no contexto da Pandemia. É de conhecimentno de todos que o município sofreu com situações de emergência com as enchentes e desde março enfrenta a Pandemia da Covid – 29.
Diante desse cenário atípico, o setor vem se desdobrado para garantir às equipes as informações necessárias ao planejamento e execução de ações que de fato alcancem as famílias que mais vem sendo vítimas de tais situações e vem se destacando no cenário regional em função das diversas iniciativas que vem dando suporte à gestão municipal. São elas, as capacitações de equipes, normatização de instrumentais, entre outras.
Consagrada como uma das funções da Política Nacional de Assistência Social, a Vigilância Socioassistencial se fundamenta
em uma abordagem específica, conjugando categorias e conceitos que visam a produção de conhecimentos aplicados ao planejamento e ao desenvolvimento da Política de Assistência Social, em nível nacional, estadual, distrital e municipal.
A competência primordial da Vigilância é a produção, sistematização e análise de informações sobre as situações de risco e vulnerabilidade de famílias e indivíduos no território, suas demandas de proteção social, assim como de informações relativas ao tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede socioassistencial.
Mais informações sobre os serviços da Vigilância Socioambiental podem ser obtidas pelo telefone 3429-2566.