Secretaria de Cultura e Turismo realiza roda de conversa sobre Patrimônio

Conceitos que envolvem o patrimônio, bens que compõem o acervo arquitetônico de Cataguases e educação patrimonial foram os principais assuntos abordados no encontro

O Departamento Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Cataguases (DEMPHAC) apresentou uma roda de conversa
sobre patrimônio para os novos funcionários da secretaria de Cultura e Turismo. O encontro, que aconteceu em meados de fevereiro, serviu de capacitação para os integrantes do setor e também gerou reflexões sobre o olhar da sociedade para os bens tombados no município.

O momento foi dividido em duas partes. Na primeira, o coordenador do DEMPHAC, José Luiz Batista, explicou os principais conceitos que envolvem um patrimônio, bem como os órgãos e instituições que garantem a preservação dos bens tombados em cidades históricas. Em seguida, a responsável pela educação patrimonial, Virgínia Ribeiro apresentou os principais bens que compõem o acervo arquitetônico de Cataguases, além de explanar sobre a importância da educação patrimonial para jovens estudantes.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Marco Andrade, avaliou o encontro. “Conhecer e promover o patrimônio histórico e cultural é também valorizar a identidade que molda a sociedade. Por isso, preservar paisagens, obras de arte, a culinária ou qualquer outro atrativo cultural pertencente a um povo ou localidade é relevante para fortalecer o sentimento de pertencimento das pessoas ao mundo que as rodeia”, disse ele.