Governo de Minas Gerais mantém todo o estado na Onda Roxa até o próximo domingo de Páscoa

Pelo menos até o próximo dia 4, domingo de Páscoa, Cataguases vai permanecer na Onda Roxa do Programa Minas Consciente, por determinação do Governo de Minas Gerais. A reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se encontra semanalmente para avaliar o avanço da pandemia no estado, realizada na última quarta-feira, dia 24, determinou que todos os 853 municípios do estado devem permanecer na fase mais restritiva do programa. A decisão prorroga o prazo anterior que determinava 15 dias para todo o estado na Onda Roxa.

A decisão do governo mineiro foi tomada em um momento em que os dados da situação da pandemia mostram que a taxa de incidência do Covid-19 vem aumentando no estado, chegando a 42% nas últimas duas semanas, o que indica um aumento no número de internações. Na semana anterior, houve aumento de 6,1% no número de casos e de 6,8% nos óbitos. Outro dado preocupante para o Comitê Covid é que 12 das 14 macrorregiões mineiras estão com mais de 90% dos leitos de UTI exclusivo para Covid ocupados. Somente Jequitinhonha e Noroeste apresentam ocupação de 68% e 83%, respectivamente. O secretário municipal de Saúde, Ricardo Mattos, comentou o atual cenário na cidade. “Cataguases tem que seguir a determinação estadual. Nosso município está monitorando o tempo todo a contaminação local e a ocupação hospitalar, que hoje é preocupante. Havendo alguma alteração significativa no quadro pandêmico do município, nós podemos adotar novas medidas. Reforço a necessidade do distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos”, afirmou

O Decreto Municipal que coloca o município na Onda Roxa pode ser acessado na aba “decretos” do site <cataguases.mg.gov.br>. A Prefeitura mantém como canais oficiais de denúncia para possíveis irregularidades o aplicativo Whatsapp 99939-8776 (somente mensagens) e o site https://linktr.ee/covidcataguases.

VACINAÇÃO EM CATAGUASES

Na última semana, idosos de 73 a 78 anos foram vacinados em Cataguases na Campanha de Vacinação contra a COVID-19. Nesta semana será a vez dos idosos 70 a 72 anos. Com o objetivo de oferecer maior conforto e evitar aglomeração, o número de postos de vacinação foi ampliado de sete para dez. Agora, o Centro de Convivência do Idoso (Pró-Idoso) e os postos de saúde do distrito de Cataguarino e do bairro Beira-Rio passam a integrar os locais de vacinação contra o Novo Coronavírus.

Diferente de outros municípios, em Cataguases não é necessário o cadastro prévio para que os idosos sejam vacinados. Para receber a imunização, é preciso que a pessoa apresente documento original de identificação com foto e o Cartão do SUS.