Novos decretos endurecem medidas restritivas da Onda Roxa

Os Decretos 5.348-I/2021 e 5.348-J/2021, editados na última terça-feira, dia 30 de março, aumentaram as medidas restritivas no município com o objetivo de conter o avanço do COVID-19. Os novos dispositivos limitam ainda mais as atividades econômicas autorizadas a funcionar e, a princípio, terão a validade até o dia 4 de abril, podendo ser prorrogadas ou não. Os  novos decretos não autorizam o funcionamento presencial do comércio, o atendimento bancário e proíbe o consumo no interior de padarias, mercearias, lojas de conveniência e lanchonetes, estando autorizada apenas a retirada no local. Outra medida impactante foi a proibição da comercialização de bebidas alcoólicas, inclusive por delivery.

Em pronunciamento oficial feito pelo Instagram e Facebook oficiais da Prefeitura de Cataguases no dia da edição dos decretos, o prefeito José Henriques disse que dados alarmantes levantados pela Secretaria de Saúde nas duas semanas anteriores à edição dos decretos levaram ao aumento da restrição. Os números apontaram aumento considerável nas taxas de infectados, mortalidade e casos ativos. Os índices alertavam também para o fato da UTI do Hospital de Cataguases estar trabalhando nesse período com 100% de sua ocupação. Na última quarta-feira, dia 31, a UTI-COVID chegou a operar com 170% de sua capacidade. Isso porque além das 10 vagas ocupadas, outras 7 tiveram que ser alocadas na UTI geral.

Em seu pronunciamento, o prefeito José Henriques fez um apelo à população. “Com a ocupação tanto nos leitos de UTI como de enfermaria, essas medidas extremas se tornam imprescindíveis para se evitar, sobretudo, a desassistência médica a você, cataguasense. Tenho me reunido constantemente com os outros prefeitos da região, pois acredito que essa ação tem que ser coordenada e integrada entre nós. Falta por parte das esferas estadual e federal integração no combate à pandemia. O número de denúncias que temos recebido ultrapassa a nossa capacidade de fiscalização. Por isso, gostaria de fazer um apelo. Em busca de proteger o bem maior, a vida, fique em casa, respeite o próximo. É preciso uma ampla participação popular para a gente vencer esse vírus”, disse.

Os Decretos Municipais podem ser acessados na aba “decretos” do site. A Prefeitura mantém como canais oficiais de denúncia para possíveis irregularidades o aplicativo Whatsapp 99939-8776 (somente mensagens) e o site https://linktr. ee/covidcataguases.