Município renova com a Copasa convênio em programa de preservação de nascentes

O prefeito José Henriques recebeu na terça-feira, dia 6, o técnico responsável pelo setor socioambiental da Copasa, Marco Luiz Teixeira, para a renovação de um convênio que destina 4 mil litros de óleo diesel para o município. O combustível será utilizado por máquinas e caminhões da Prefeitura na adequação das estradas rurais da região do distrito de Cataguarino, área de abrangência do Programa Pro Mananciais.

Na quarta, dia 7, Marco Luiz fez uma breve apresentação do Pro Mananciais à equipe do governo José Henriques. Iniciativa da  Copasa presente em 224 municípios, o programa tem o objetivo de proteger e recuperar microbacias hidrográficas. Lançado em 2018 em Cataguases, o programa abrange 27 km quadrados no entorno da bacia do ribeirão Passa Cinco, região de Cataguarino, área de captação de água do município.

Além da parceria com a Prefeitura, o Pro Mananciais desenvolve diversas ações com a participação da comunidade local, por intermédio de membros do Colmeia (Coletivo Local de Meio Ambiente), que reúne representantes da Emater-MG, Polícia Ambiental, APA Serra da Neblina, Instituto Estadual de Florestas, Associação de Produtores Rurais e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema).

Com o apoio da Emater-MG, no diagnóstico das propriedades rurais e na capacitação das comunidades, o programa envolve construções de barraginhas, recuperação de estradas, proteção de nascentes, cursos d’água e matas ciliares, bem como o reflorestamento dessas áreas. O Pro Mananciais também atua na educação ambiental, por meio das escolas e associações de moradores, no incentivo à agricultura orgânica, destinação correta de lixo e outras práticas preservacionistas visando mudanças de comportamento da comunidade com o meio ambiente em que vivem.