Publicado em 07/01/2014 às 18:10 hrs



Começam este mês as inscrições para novos cursos do PRONATEC


A Prefeitura de Cataguases, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção Social Básica e do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS TRABALHO abrirá inscrições em janeiro para novos cursos que foram pactuados com o PRONATEC/Brasil sem Miséria do Ministério do Desenvolvimento Social. O coordenador da Proteção Básica Murilo Matias e a coordenadora do PRONATEC em Cataguases participaram no dia 11 de novembro de 2013, de uma reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para orientação dos Municípios para a Pactuação de oferta de vagas e cursos para este ano.
 Ficou determinado que sejam disponibilizados aos municípios de acordo com a demanda de cada um, cerca de 40 cursos, entre eles: Aconselhador em Dependência Química, Administrador de Bancos de Dados, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Inspeção de Qualidade, Assistente de Controle de Qualidade, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar Financeiro, Confeccionador de Lingerie e Moda Praia, Confeiteiro, Costureiro Industrial do Vestuário, Costureiro, Cuidador de Idoso, Cuidador Infantil, Desenhista de Moda, Desenhista de Produtos Gráficos Web, Eletricista Industrial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Encanador Instalador, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Instalador Hidráulico Residencial, Libras, Mecânico de Máquinas Industriais, Mecânico de Máquinas de Costura, Modelista, Montador de Painéis Elétricos, Operador de Computador, Operador em Petróleo e Gás, Padeiro, Pizzaiolo, Preparador de Doce de Conserva, Produtor de Derivados de Leite, Recepcionista, Recreador, Salgadeiro, Serralheiro de Alumínio e Torneiro Mecânico.
Em 2013 a Secretaria de Assistência Social, por meio do PRONATEC, disponibilizou à população 25 cursos atendendo a 519 pessoas. A primeira formatura foi no dia 14 de setembro e formaram 20 alunos do curso de Montador e Reparador de Computa-dores e 22 alunos do curso de Repre-sentante Comercial, totalizando 42 formandos pelo Ifet-Campus Rio Pomba. 
A segunda formatura foi em 23 novembro com 76 formandos sendo 28 do curso Cuidador de Idoso, 48 do Curso de Auxiliar de Recursos Humanos. A terceira formatura foi no dia 15 de dezembro com 191 alunos dos cursos em duas turmas de Auxiliar de Recursos Humanos, duas turmas de Torneiro Mecânico, Montagem e Manutenção de Computadores, Mecânico de Máquinas Industriais, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Costureiro Industrial do Vestuário, Maquiador, Inglês Básico, Balconista de Farmácia e duas turmas de Manicure e Pedicure. 
Está prevista mais uma formatura em fevereiro de 2014 para mais de 160 alunos que estão estudando nos cursos de Auxiliar Administrativo, Inglês Intermediário, Operador de Computadores, Programador Web, Recepcionista, Salgadeiro-IFET e 50 alunos dos cursos pelo SENAI. 
A meta neste ano, é viabilizar parcerias com o objetivo de trazer cada vez mais cursos voltados para as necessidades do mercado de trabalho.