Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Projetos :: Composição e Recomposição Arbórea

A cidade de Cataguases é uma das mais arborizadas de Minas Gerais dotada com muitos exemplares de oitis,n figueiras, ipês, pau-brasil e acácias, entre outras. Estima-se haver cerca de 30 mil árvores só no perímetro urbano da cidade. Devido à grande quantidade delas, algumas árvores sofrem a mortandade seja natural ou por ocasião de necessidade de corte. Neste sentido, a SAMA trabalha em recompor os locais onde os exemplares foram suprimidos a fim de continuar a pegada verde que muito orgulha o cidadão cataguasense e enche os olhos dos visitantes. Os benefícios de uma cidade bem arborizada são vários, desde a amenização de altas temperaturas no verão, embelezamento paisagístico e abrigo para muitas espécies de aves e outros bichos.

Visto que a cidade apresenta para cada bairro parcelas pré-definidas de áreas verdes, a SAMA tem como objetivo compor e manejar estas áreas verdes com intuito de agregar outras instituições.

Em 2017, os Demolays da Maçonaria realizaram, junto com a SAMA, o CEC e com apoio do IEF, diversos plantios com destaque para 250 mudas nativas e frutíferas plantadas na área verde situada no BNH (Bela Vista) próximo ao mirador do Cristo. O projeto foi intitulado de Bosque das Acácias. Ainda em 2017 outra área verde no Bairro Carijós foi inicialmente manejada com apoio do Rotary Club Internacional. E, em 2018, o CREA Jr Cataguases realizou, junto com a SAMA, um plantio de mais 15 árvores na mesma área do BNH, por se tratar de uma grande área com possibilidade de plantios vindouros.